A senescência acarreta mudanças do padrão da fisiologia da deglutição, a diminuição da massa muscular, da sensibilidade intra e extrabucal, diminuição da força dos órgãos fonoarticulatórios, deficiência na mastigação, perdas dentárias e próteses mal adaptadas podem prejudicar severamente o ato de deglutir.
Outros fatores relacionados a senilidade, como: déficits ao sistemas neurológicos, respiratório, cardiovascular podem afetar diretamente a independência e perda da autonomia.
A Disfagia afeta em torno de 40% dos indivíduos com mais de 60 anos e, quando a natureza do aparecimento se descreve pela senescência, é chamada de Presbifagia. Quando a ocorrência tem como fator causal patologias neurológicas, cardiovasculares, oncológica é chamada de Disfagia.
A disfagia pode ser identificada com engasgos esporádicos, pigarros, tosse durante alimentação, sensação de alimento parado em região faríngea, ou pode ter início súbito após um quadro de infecção no qual ocorre diminuição sensorial, com iminente passagem de saliva, líquido ou alimento para via respiratória, ocasionando pneumonia broncoaspirativa sem manifestações com engasgos ou tosse, nesse caso ocorreu aspiração silente.
A Disfagia pode acarretar cronicamente desnutrição, desidratação e agudamente pneumonia, insuficiência respiratória com risco de vida.
A população idosa e pacientes com diagnósticos neurológicos são mais suscetíveis a esse quadro e a intervenção precoce não só salva vidas, como pode auxiliar no processo de nutrição e hidratação de extrema importância para função corpórea.
Desse modo, o Fonoaudiólogo é o profissional habilitado em avaliar a presença e grau da severidade da disfagia, orientar melhor consistência alimentar e criar um programa de exercícios para reabilitação da área prejudicada.
Esse processo tem prazo definido para obtenção de resposta muscular, que pode ser positiva para reabilitação total ou, dependendo do quadro clínico, negativo para retorno da via oral. Nesse caso será indicada a via alternativa, que será discutido no próximo blog.
Deixe aqui suas dúvidas, queremos auxiliá-los!
AUTOR: Fga Melissa Marques Pereira crfa 2-D 13811 | Especialista em Gerontologia Unifesp | Especialista em Neurociências Unifesp | Autora do Cap. Condutas no Manejo da Disfagia no Idoso – Livro Disfagia no Idoso. Booktoy2017